Filmei a pouco com a Sony F55 em Raw no sertão de Pernambuco (muito quente). Tivemos muito problema de ruído da ventoinha do modulo raw. Assim que a câmera rodava, e rodávamos clips muito longos, o barulho ia subindo absurdamente. De forma que não tive coragem de desligar ou diminuir o fun e o mantive no automático.
Rodei em raw e em hd em duas mídias diferentes, e sempre trocava as duas juntas.
O reel number tem de ser alterado a cada formatação e os dois cartões precisam ser formatados separadamente, mas cada arquivo tem uma nomenclatura diferente e eu acabava só mudando o reel no primeiro rolo do dia
O cartão de 512gb roda 66 minutos em raw 4k e leva 70 min para baixar para cada um hdd WD de tomada usb3 (leitor usb3 somente).
Para exposição, lemos que o raw da sony se comporta de uma maneira mais próxima do negativo, segurando muito bem o estouro. Rodamos a câmera e o arquivo interno com com o IE em 800asa, super expondo o raw 2/3 (nativo 1250 asa). Rodando com o raw neste firmware que rodei (ultimo antes do 2.0), não era permitido aumentar a asa acima do nativo 1250 asa.
A camera não tem nenhum instrumento de exposição tipo false color ou wave form interno, fazendo necessário um monitor on board com wave forma para auxiliar a exposição.
Outra coisa ruim, é que ainda não da pra visualizar o raw pela câmera nem no visor. Precisa tirar o cabo da saída da câmera e plugar o cabo sdi na saída do modulo raw para poder checar a exposição. Eu deixava um segando tvlogic sempre ligado e plugado no raw.
Ta ai um primeiro relato
Abraço
Biel,
ResponderExcluirmudar o reel no primeiro rolo do dia funcionou ? o que exatamente vc abriu mão tomando essa atitude ? Desta forma o reel number acabou virando um 'dia de filmagem', e as pastas que a câmera gerava a cada cartão não tinha número de rolo diferente, certo? Será que tem algum limite nesse caso ? (ex. rodar 1000 clips no primeiro dia dar um problema na nomenclatura do clip). Nunca tinha pensado desta forma...
Abs
nico
é, em paises quentes e humidos z clipes longos, as câmeras em RAW precisam de muito mais ventilaçao mesmo. câmeras novas como a F-5 precisam ser mais testadas nessas condiçoes de filmagem antes de serem escolhindas... entendo que no brasil seja dificill ter diarias a mais de locaçao da câmera e + mao de obra contratada pra fazer testes anteriores às filmagens, mas concordemos: isso nao deveria ser problema pro assistente de câmera rzsolver e carregar o peso da responsabilidade, nao é? ... anyway, pelo que eu entendi ficou dificil gerenciar os cartoes por causa do duplo formato de registro em paralelo. Ou entendi errado?
ResponderExcluirO View em modo Raw nao pode ser feito porque esta é uma funçao provida pelo gravador externo, que uma vez conectado, toma pra ele o poder de saida para monitoramento.
Boa sorte nas proximas filmagens, imagino a tensao... bjo