sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Camera Sony F-55 + Raw

Filmei a pouco com a Sony F55 em Raw no sertão de Pernambuco (muito quente). Tivemos muito problema de ruído da ventoinha do modulo raw. Assim que a câmera rodava, e rodávamos clips muito longos, o barulho ia subindo absurdamente. De forma que não tive coragem de desligar ou diminuir o fun e o mantive no automático.
Rodei em raw e em hd em duas mídias diferentes, e sempre trocava as duas juntas.
O reel number tem de ser alterado a cada formatação e os dois cartões precisam ser formatados separadamente, mas cada arquivo tem uma nomenclatura diferente e eu acabava só mudando o reel no primeiro rolo do dia
O cartão de 512gb roda 66 minutos em raw 4k e leva 70 min para baixar para cada um hdd WD de tomada usb3 (leitor usb3 somente).
Para exposição, lemos que o raw da sony se comporta de uma maneira mais próxima do negativo, segurando muito bem o estouro. Rodamos a câmera e o arquivo interno com com o IE em 800asa, super expondo o raw 2/3 (nativo 1250 asa). Rodando com o raw neste firmware que rodei (ultimo antes do 2.0), não era permitido aumentar a asa acima do nativo 1250 asa.
A camera não tem nenhum instrumento de exposição tipo false color ou wave form interno, fazendo necessário um monitor on board com wave forma para auxiliar a exposição.
Outra coisa ruim, é que ainda não da pra visualizar o raw pela câmera nem no visor. Precisa tirar o cabo da saída da câmera e plugar o cabo sdi na saída do modulo raw para poder checar a exposição. Eu deixava um segando tvlogic sempre ligado e plugado no raw.

Ta ai um primeiro relato

Abraço

2 comentários:

  1. Biel,
    mudar o reel no primeiro rolo do dia funcionou ? o que exatamente vc abriu mão tomando essa atitude ? Desta forma o reel number acabou virando um 'dia de filmagem', e as pastas que a câmera gerava a cada cartão não tinha número de rolo diferente, certo? Será que tem algum limite nesse caso ? (ex. rodar 1000 clips no primeiro dia dar um problema na nomenclatura do clip). Nunca tinha pensado desta forma...

    Abs
    nico

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  2. é, em paises quentes e humidos z clipes longos, as câmeras em RAW precisam de muito mais ventilaçao mesmo. câmeras novas como a F-5 precisam ser mais testadas nessas condiçoes de filmagem antes de serem escolhindas... entendo que no brasil seja dificill ter diarias a mais de locaçao da câmera e + mao de obra contratada pra fazer testes anteriores às filmagens, mas concordemos: isso nao deveria ser problema pro assistente de câmera rzsolver e carregar o peso da responsabilidade, nao é? ... anyway, pelo que eu entendi ficou dificil gerenciar os cartoes por causa do duplo formato de registro em paralelo. Ou entendi errado?
    O View em modo Raw nao pode ser feito porque esta é uma funçao provida pelo gravador externo, que uma vez conectado, toma pra ele o poder de saida para monitoramento.
    Boa sorte nas proximas filmagens, imagino a tensao... bjo

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