Finalidades da Apacerj




Rio de Janeiro, 2 de abril de 2001.


Caros Produtores,

Nós, assistentes de câmera do Rio de Janeiro, reunidos atualmente em número de 53, temos nos encontrados nos últimos meses para mapear e avaliar as atuais condições de trabalho de nossa categoria. Estamos mobilizados e certos de que este é o momento para criação da nossa associação profissional, para que a mesma sistematize os procedimentos técnicos, oriente a capacitação de seus membros e zele pela qualidade dos serviços oferecidos por seus profissionais associados.
Ao mesmo tempo, enquanto órgão representante dos assistentes de câmera, queremos, junto aos produtores cinematográficos, rever e melhorar as relações de trabalho vigentes, visando a valorização e o desenvolvimento da nossa profissão.
Em 1º de fevereiro de 2001 criamos oficialmente a ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES DE CÂMERA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – APACERJ. Trata-se de uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, que tem como objetivo e princípios:

1. Unir e organizar os profissionais assistentes de câmera, pugnando pela melhoria de suas condições de trabalho;

2. Promover e estimular a atualização técnica, visando o aprimoramento profissional de seus membros;

3. Promover e estimular a capacitação de novos profissionais;

4. Promover o debate, o diálogo e a integração de profissionais associados

5. Promover e manter intercâmbio com outras associações e entidades afins, podendo delas participar ou promover atividades conjuntas;

6. Orientar seus associados sobre sistemas de contratação e regras de trabalho, de forma geral;

7. Fornecer informações sobre seus associados ao mercado;

8. Representar os associados, judicial e extrajudicialmente, respeitando os objetivos e finalidades da APACERJ.